Mariápolis - Encontro anual do Movimento dos Focolares

Congresso anual do Movimento dos Focolares da Região Centro Oeste. Atenção: note que os fatos aparecem na ordem invertida, dos mais recentes para os mais antigos!

domingo, 10 de julho de 2011

Projeto Cidade - Propostas e desafios

Na Mariápolis de 2009, nos reunimos por temas e depois por cidades, e definimos algumas propostas para que nossas cidades sejam renovadas, cumpram seu desígnio, realizem o projeto de Deus para cada uma delas - o Projeto Cidade.

Veja abaixo o que definimos há dois anos e, reunidos depois em sua própria cidade, vejam como levar adiante esse projeto, atualizando ou reforçando as ações necessárias.

TAGUATINGA (TO)
1. Em relação à Semana Mundo Unido, fazer a divulgação nas escolas para os jovens sobre a atuação do Movimento Jovens por um Mundo Unido;
2. Levar os jovens que estarão participando ou queiram participar para ajudar a Pastoral da criança desenvolvendo o projeto criado
3. No mundo da arte temos uma banda ecumênica que toca músicas do movimento sendo um veículo de divulgação do Ideal da Unidade.
4. Fazer um projeto de sinalização de trânsito e apresentar para o prefeito e órgãos responsáveis, que não estão atuando.

GURUPI (TO)
1. Divulgar a revista Cidade Nova nas clínicas e salas de espera dos consultórios.
2. Continuar apoiando as pessoas do grupo Esperança Viva, quando saem da Fazenda Esperança – instituição de recuperação de tóxico-dependentes.

LAJEADO (TO)
1. Divulgação do Movimento Jovens por um Mundo Unido nas escolas vendo a disponibilidade dos interessados para realizar campanhas junto às autoridades visando prevenir o uso de drogas;
2. Levar a Palavra de Vida através dos horários da rádio

GUARAÍ (TO)
1. Levar as idéias desta plenária à Secretaria da Juventude e depois coordenar um projeto junto com os jovens divulgando o Movimento Jovens por um Mundo Unido.

ANÁPOLIS (GO)
Ação no bairro Jardim Guanabara (mais carente):
1. Fazer levantamento das necessidades urgentes do bairro e encaminhar às autoridades competentes;
2. Ação concreta na creche existente no bairro envolvendo as famílias (inicialmente);
3. Comemoração do dia das mães no dia 17 de maio com um café da manhã;
4. Ação paralela do Movimento Juvenil pela Unidade (que nesta Mariápolis surgiu também para Anápolis) e do Movimento Jovens por um Mundo Unido, com as crianças da creche.

ARAGUARI (MG)
1. Começar divulgar a Palavra de Vida com a ajuda de catalão.

CORUMBAÍBA (GO)
1. Adoração ao Santíssimo todas as quintas-feiras por 1 hora
2. Visita mensal ao hospital, ao abrigo do idoso e ao presídio

OUVIDOR (GO)
1. Uma professora vai implementar na sua escola uma reflexão mensal da Palavra de Vida e uma dinâmica com os alunos utilizando a metodologia do Dado do Amor.

CATALÃO (GO)
1. Existe na região um movimento camponês nas fazendas que se encontra regularmente mas sem nenhuma atividade para suas crianças, que ficam soltas. Os jovens freqüentarão as reuniões para fazer gincanas e oficinas com as crianças, levando o Ideal do mundo unido;
2. Com uma atividade das pizzas, ajudam nos encontros e acabam criando um relacionamento entre as pessoas – desenvolver mais essa atividade.

GOIÂNIA (GO)
1. Coleta seletiva do lixo em casa, condomínios e ruas
2. Contato: Couteiro
3. Levantamento das maiores necessidades dos bairros junto aos conselhos tutelares e associações de bairros
4. Contato: Maria Eneide e Bete
5. Conscientização do uso da água
6. Contato: José Vicente (SANEAGUA)
7. Atividade de encerramento desta Semana Mundo Unido/2009, até 10 de maio, com distribuição de balões e Agenda Mundo Unido no bosque e nas ruas da cidade.

JOVIÂNIA (GO)
1. Coleta de lixo rural (principalmente resíduos de agrotóxicos)

CALDAS NOVAS (GO)
1. Trabalho com alfabetização de adultos e recuperação de alcoólatras.

PALMAS (TO)
Projeto Colorir a Cidade
APAE – Um projeto que atenda às necessidades das crianças, principalmente o reforço escolar.
1. continuar atividades no presídio
2. Ir aos hospitais levar alegria às crianças com o Movimento Juvenil pela Unidade
3. Escolinha de reforço - ajudar nas escolas a atender às dificuldades
4. Projeto IBS – Informação Base do Saber
5. Participar do Fórum de Palmas “Minha Cidade”
6. Projeto “A Saúde Canta”

TRINDADE (GO)
1. Considerando que o nosso grupo está muito pequeno, nesta Mariápolis, entendemos que deveríamos convocar os nossos companheiros da cidade para uma reunião da Palavra de Vida e juntos elaborar alguma proposta que possa realmente ser colocada em prática. A prioridade atual é fortalecer o nosso grupo.

CERES / GOIÂNIA / RIALMA / NERÓPOLIS (GO)
1. Ajudar a difundir o Ideal da unidade na cidade de Rialma, principalmente nos dias em que não houver missa em Ceres, separada de Rialma por um rio;
2. Não deixar se apagar a presença e Jesus em nosso meio;
3. Incentivar as pessoas de nossas cidades a participarem conosco do Ideal;
4. Ajudar a difundir o Movimento dos Focolares em nossas cidades;
5. Pedir aos Focolares mais acompanhamento.

VALPARAÍSO e CIDADE OCIDENTAL (GO)
1. Manter a reunião da Palavra de Vida e buscar mais pessoas para participar
2. Projeto para apresentar ao prefeito pedindo mais iluminação na passarela onde ocorrem assaltos com freqüência, e fazer mais 2 passarelas devido ao grande fluxo de carros na BR, causando muitos acidentes fatais.
3. Trabalhar na área ambiental, melhorando a coleta seletiva do lixo

EDILÂNDIA e COCALZINHO (GO)
Projeto Reconstruir a Cidade
1. Criar um Conselho para orientar os participantes do grupo e definir quem coordenará cada uma das atividades;
2. Optamos pelo esporte com as crianças como meio de trabalhar a prevenção às drogas; com os meninos daremos mais enfoque ao futebol e com as meninas, atividades esportivas próprias para elas;
3. Fazer um trabalho sobre valores com todos, principalmente com as meninas, para evitar a gravidez na adolescência, um dos grandes problemas da cidade;
4. Realizar reuniões no dia 17/05, em Edilândia e Cocalzinho, para propor as idéias coletadas;
5. Organizar atividades que envolvam as crianças e busque uni-las

BRASÍLIA
Mundo da Política:
1. PEC do orçamento, coleta de assinaturas;
2. Fazer ou ver os projetos dos deputados, eleitos ou não, na área da ecologia e de outras áreas - procurar os deputados da Câmara Legislativa para transformar em lei;
3. Acompanhar os deputados distritais;
4. Discutir o problema da pichação (Lei)

Mundo da Comunicação:
5. participação ativa na conferência nacional das comunicações: “Comunicação: meios para construir direitos e cidadania na era digital). Eleger delegados para participação, no dia primeiro de dezembro de 2009;

Mundo do Direito e da Justiça:
6. Trabalhar medidas para mudança da lei salarial e rever o valor do desconto do INSS dos funcionários da FUNAP (liberdade assistida);
7. Viabilizar ação popular para respeito à lei da coleta seletiva e cumprimento da coleta pelo Governo

Mundo da saúde:
8. Organizar eventos visando humanizar as relações interpessoais dos servidores da saúde;
9. Trabalhar junto a Secretaria de Saúde e demais instâncias para resolução do déficit de pessoal (concursos e convocações);
10. Ver como participar na montagem do projeto que o mundo da ecologia irá fazer sobre a coleta seletiva do lixo.

Mundo da Ecologia:
11. Conscientização sobre:
a. Reciclagem,
b. Uso racional de energia elétrica
c. Uso racional da água – Exemplo: varrer primeiro as calçadas e recolher o lixo, evitando jogar o lixo nos bueiros, e nunca usar mangueira para lavar as calçadas
12. Coleta seletiva do lixo:
a. Organizar coleta em vários pontos da cidade; ver a possibilidade e conseguir angariar fundos para projetos sociais;
b. Viabilizar ação popular para respeito à lei da coleta seletiva e cumprimento da coleta pelo Governo junto a empresas terceirizadas, encaminhando para as usinas de reciclagem (mundo direito e justiça);
c. Estudar viabilidade de coleta do óleo de cozinha;
d. Viabilizar contatos com o mundo da educação visando tornar eficiente a coleta seletiva nas escolas;
e. Elaborar propostas de aproximação com a Secretaria de Educação para encaminhamento de projetos às regionais de ensino;
f. Reduzir ao máximo o uso de descartáveis nos encontros;
g. Projeto para sensibilizar os condomínios e quadras sobre a coleta seletiva

Mundo da Educação:
13. Discutir soluções para o problema da sobra de lanche nas escolas públicas:
a. Função do nutricionista - viabilizar o trabalho de conscientização e importância da sua função na escola;
b. Propor para o NAE (setor nas regionais responsável pela distribuição, fiscalização do lanche e acompanhamento das servidoras da copa / cozinha), os projetos ou soluções para questão das sobras dos lanches;
c. Verificar junto ao SESC o projeto “Boa Mesa”, a respeito das sobras limpas do lanche que não foram usadas para alimentação animal, e junto à Secretaria de Educação, a questão legal.
14. Viabilizar a execução das propostas encaminhadas pelo mundo da ecologia (transformar em projetos e encaminhar para as regionais de ensino);
15. Reunir projetos já desenvolvidos nas escolas que deram certo sobre a questão ambiental/ecológica;
16. Viabilizar como conscientizar sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente (coleta seletiva, uso da água e energia) junto com o mundo da ecologia.

Nenhum comentário: