Mariápolis - Encontro anual do Movimento dos Focolares

Congresso anual do Movimento dos Focolares da Região Centro Oeste. Atenção: note que os fatos aparecem na ordem invertida, dos mais recentes para os mais antigos!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mundo da Política

Participantes: 28
Experiências apresentadas:
Stéfano - Brasília - Na eleição de 2003, por ser presidente da Associação de Defensoria Pública, foi procurado por um candidato pedindo apoio político – afirmou que não podia dar o apoio como Associação. O candidato à reeleição a deputado fez ameaças por não receber apoio. O candidato foi reeleito e o Stefano foi convidado a ser chefe da Procuradoria da Câmara, o que causava certo mal estar àquele deputado. Logo um processo referente ao deputado caiu nas mãos do Stefano, que evitou uma ação de vingança - analisou o processo com isenção, dando parecer favorável àquele deputado, atitude que o surpreendeu.
Marcos - Catalão - assumiu a Associação Rural da região e foi chamado pelo prefeito da cidade para receber benefícios da prefeitura em troca de sua filiação ao partido do prefeito. A proposta que ele fez ao prefeito foi de que ele fosse à Associação e comunicasse sua decisão de só conceder benefícios para aquela região em troca de apoio político. O Prefeito ficou constrangido e se desculpou, mudando sua proposta - desde então, apoiou sem condições a Associação Rural.
Daldegan - Brasília - falou sobre a experiência da organização de um Conselho Comunitário de sua quadra, no Plano Piloto, que culminou com a fundação da Associação de Moradores, que é denominada de “Prefeitura”. Foi eleito prefeito e procura integrar os vizinhos.
Afonso - falou da necessidade de mudança na política partidária e contou que em sua cidade o candidato de seu vizinho, chefe político local, venceu as eleições e na comemoração ressaltavam que agora eram “donos” da prefeitura, o que é um abuso.
Gerson - Palmas - pensou ser candidato a vereador e foi convidado a se filiar a um partido. Como o seu nome cresceu no partido, o outro ficou enciumado e conseguiu inviabilizar sua candidatura, conseguindo se eleger. Mas ele não desistiu e mesmo com esta experiência negativa pretende se candidatar nas próximas eleições.
Maria Eliza - Goiânia - trabalha no Hospital de Urgência de Goiânia como voluntária e ao perceber que as salas de atendimento eram bastante abafadas e quentes, fez contato com os dirigentes do hospital e iniciou uma ação de realizar eventos a fim de arrecadar recursos para adquirir os aparelhos necessários.
Paulo - Anápolis - atuando na Paróquia, ajudou a eleger um vereador numa Câmara Municipal dominada pelos evangélicos, que inclusive, tiraram os crucifixos da parede, causando grande dor ao Bispo local. Também o prefeito da época deixou de asfaltar o pedaço da rua onde são feitas as festas religiosas. Hoje a situação se inverteu, mas não há um clima de revanche.
Willian - Catalão - foi convidado a participar do Movimento Fé e Política. Com o Ideal, conseguiu apaziguar a briga entre as facções políticas que participavam do movimento. E os frutos têm sido bons, conseguindo que se juntem em prol da coletividade.
João - Taguatinga – em um bairro havia uma área destinada a dois lotes residenciais que alguns moradores propuseram à administração de converter em uma praça. Quando saiu a verba para a construção da praça, os jovens pleitearam a construção de uma quadra de esportes, que foi rejeitada pelos adultos, temendo a perda do sossego e a desvalorização das casas vizinhas. O administrador deixou que a própria comunidade decidisse. Ele, então disponibilizou seu salão de eventos para que fosse feita uma escolha por votos, onde os adultos ganharam, ficando definida a construção da praça. Entretanto, o administrador ficou sensibilizado com os jovens e resolveu disponibilizar uma outra área para a quadra de esportes, que já era utilizada como campo de futebol, e assim todos ficaram satisfeitos.
Maria dos Anjos - Brasília - representa uma prefeitura de outro Estado junto ao Governo Federal. Conhecendo o MPpU procura viver a fraternidade na política e levar o Ideal à sua turma quando das campanhas eleitorais. Quando o seu candidato subiu nas pesquisas, foi atacado de maneira agressiva pelo adversário. Ela, entretanto, convenceu o candidato a não autorizar responder às agressões e não baixar o nível da campanha, cuidando para diminuir a tensão entre as partes. E, juntamente com outra companheira de Ideal, conseguiu evitar a publicação de panfletos altamente difamatórios contra o adversário. Ao final, o seu candidato foi eleito com boa margem de votos.
Daldegan - Brasília - falou sobre o MPpU na Câmara Federal e sobre a iniciativa dos Deputados de apresentarem em conjunto uma PEC propondo um orçamento Participativo, Inclusivo e Impositivo.
Propostas:
Propagar a campanha de coleta de assinaturas em apoio à PEC do Orçamento.
Divulgar o Movimento Político pela Unidade aos políticos.

Nenhum comentário: