Mariápolis - Encontro anual do Movimento dos Focolares

Congresso anual do Movimento dos Focolares da Região Centro Oeste. Atenção: note que os fatos aparecem na ordem invertida, dos mais recentes para os mais antigos!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mundo da Comunicação

Participantes: 17
Experiências apresentadas:
Sônia - Palmas - educadora e coordena o MPpU juntamente com Fátima da Organização Jaime Câmera, uma empresa comprometida com o social. Em 2007, desenvolveu o projeto realizando diversos fóruns visando resolver os problemas das várias regiões de Palmas. Nos fóruns traziam palestrantes para discorrer sobre os problemas levantados. Os presidentes de Associação tinham espaço para apresentar aos organizadores dos fóruns tudo que os moradores daquele local enfrentavam. Reuniam-se em pequenos grupos por tema, assim, a população sentia-se à vontade para sugerir ações para a resolução dos problemas. Depois do fórum a prefeitura se engajou também e ajudou a concretizar/realizar ações e resolver os problemas locais. O fórum não é realizado em ano eleitoral e acontece a cada 2 anos.
Padre Juraci - faz um programa de rádio AM e em 1998 fez uma campanha durante um mês para recolher alimentos para o Nordeste. Recebeu pequenas e grandes contribuições alcançando 25 toneladas e encaminhou para a cidade Campos Sales (indicação da Káritas do Brasil). A Káritas fez todo o levantamento das necessidades e distribuiu todos os alimentos. Diz que a Comunicação tem que ter credibilidade e coração.
Liliam - Brasília - trabalha na Assessoria de Imprensa do TJDF - Pauta à Imprensa - vende as notícias para os meios de comunicação. Contou de um caso de abuso sexual de um pai contra uma filha. Ela pautou a sentença, mas sob a luz do Ideal, viu que não acrescentaria nada na vida daquelas pessoas violentadas a publicação daquela matéria e resolveu não vendê-la para a Imprensa, mesmo sabendo que poderia render muito.
Rosângela - comentou sobre a postura de recriminação por parte da Imprensa ao Papa por ter condenado a lógica hedonista da campanha do uso de preservativo na Índia, e que depois de alguns dias um cientista comprovou que o uso de preservativo não é completamente seguro contra a contaminação da Aids.
Fábio - falou do programa “Em frente” que tem na TV Aparecida e a Liliam reforçou que atitudes isoladas podem mudar o mundo;
Keila - acha que é de suma importância os pais estarem ligados aos acessos que os filhos estão fazendo na Internet, e aos amigos que eles estão adicionando no Orkut.
Guilherme - sugere que filtremos os programas de TV que assistimos. Não assistir aquilo que não faz bem espiritualmente.
João Lucas - faz o curso de Comunicação, que escolheu para levar o Ideal a este mundo. Faz isso sempre que tem a oportunidade de colocar o seu posicionamento sobre vários temas.
Keila - publicitária, deixou de trabalhar em uma determinada empresa por não ter um ambiente saudável.
Propostas:
Conceição - Criação de uma “Ouvidoria da Comunicação”.

Nenhum comentário: