Mariápolis - Encontro anual do Movimento dos Focolares

Congresso anual do Movimento dos Focolares da Região Centro Oeste. Atenção: note que os fatos aparecem na ordem invertida, dos mais recentes para os mais antigos!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Mundo da Educação

Participantes: 60
Iniciou-se com introdução feita por Goretti.
Experiências apresentadas:
Telma - Taguatinga - Ação na movimentação dos servidores da Carreira de Assistência.
João Carlos - Brasília - Projeto em favor da paz: “Ser forte sem ser violento”.
Goretti - Modelo de gestão participativa e cooperativa em uma faculdade, instituição particular, onde é coordenadora.
Depois foi aberta a palavra aos participantes:
Penha - Brasília - A coordenadora de sua escola pediu alguma contribuição para trabalhar os valores; então ela entregou o “dado do amor” e explicou sobre a “Arte de Amar”. Hoje esta prática está sendo aplicada em todas as séries. Ela diz que precisa acompanhar para poder ajudá-la.
Cláudia - Corumbaíba - voltou à sala de aula após 9 anos e sente muita dificuldade, mas diz que apesar disso, aos poucos tem conseguido viver concretamente o Ideal e essa nova cultura no seu ambiente de trabalho. Pede orações.
Professora não identificada - falou dos resultados que obteve fazendo orações diárias ao início das aulas
Propostas:
- transformar o “dado do amor” ou “dado da fraternidade” em uma linguagem apropriada ao local;
- levar a “Arte de amar” para os ambientes da escola, visando trabalhar os relacionamentos e os valores, em virtude da violência na escola entre os alunos e na própria família;
- resgatar os pais para a escola e trabalhar a atuação destes nos cuidados com os filhos e no acompanhamento do desenvolvimento deles na vida escolar;
- disciplina de ensino religioso - voltar a envolver toda a comunidade.
- abordar o tema sobre sexualidade nas escolas, devido ao elevado índice de abusos nas famílias, por parentes e/ou amigos da família, e ainda a precoce atuação dos jovens na vida sexual;
- ações visando desenvolver a auto-estima e motivação do servidor, professor e aluno;
- como abordar esta nova cultura nos cursos profissionalizantes, inclusive, nas faculdades e universidades;
- incentivar o uso correto das novas tecnologias (internet, e-mail, jogos etc) pelos jovens e adolescentes;
- ações para desenvolver nas pessoas a importância do trabalho em equipe, para que sintam essa necessidade e desenvolvam essa habilidade;
- fazer oração diária ao início das aulas (seguindo a experiência apresentada);
- ver junto à SE sobre a capacitação dos gestores e servidores responsáveis pelo PDAF;
- projeto “Cuidar da Escola” (Ademar) - educar o aluno, professor, servidor e direção para a preservação das escolas, principalmente pichação e depredação das carteiras/cadeiras;
- questão das vendas dos uniformes
Concluiu informando da jornada e que teremos novos encontros.

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