Mariápolis - Encontro anual do Movimento dos Focolares

Congresso anual do Movimento dos Focolares da Região Centro Oeste. Atenção: note que os fatos aparecem na ordem invertida, dos mais recentes para os mais antigos!

domingo, 9 de julho de 2017

Mariápolis 2017 - Sábado - Grupos por faixa etária

Os Mariapolitas se dividiram em três grandes grupos,
para partilharem depoimentos e reflexões
pertinentes ao tema

Adultos:


Idelma contou sua experiência como membro do Conselho Fiscal do condomínio residencial em que mora, tendo que enfrentar uma situação de claro desvio vultoso de verbas. Todos tinham provas desse desvio, mas ninguém mais do Conselho tinha coragem de assumir o voto de reprovação das contas. Idelma era sempre voto vencido. Entretanto, com perseverança, firmeza e habilidade, soube conduzir a avaliação das contas a um desfecho que, finalmente, resultou na reprovação das contas e seus desdobramentos.
Para que o clima do condomínio não sucumbisse no desânimo e na descrença, Idelma sugeriu a realização de uma festa junina. A ideia não foi inicialmente aceita, pois ninguém tinha ânimo para assumir as tarefas que a festa acarretaria. Então ela disse que confiassem nela, pois ela assumiria todos os empenhos que fossem necessários. A festa junina aconteceu e reaproximou os vizinhos, criando um clima de família. 


Adriana contou que, diante da crise econômica e da queda dos rendimentos da família, resolveu, junto com o esposo e filhos, dispensar a secretária e assumirem, juntos, as tarefas da casa. Ela, inicialmente, não esperava uma adesão satisfatória, e tinha um grande receio de que sua dupla jornada de trabalho se tornasse muito pesada. Para sua surpresa, todos assumiram tarefas significativas, tanto seu esposo, que tinha muito trabalho fora, quanto seus filhos, cada um conforme sua idade. Ainda assim, se preocupava com o rendimento de sus filhos na escola, mas, até nisso recebeu a providência: as notas de seus filhos se tornaram melhores.


Elizabeth contou que, no seu trabalho, surgiu uma situação delicada. Um funcionário estava gerando um clima de instabilidade na equipe. Ela, como assistente social, juntamente com uma psicóloga, tinham a incumbência de conversar com aquele rapaz, para tentar minimizar os problemas gerados por suas provocações. Tiveram uma conversa tão amistosa e digna, que ele se sentiu plenamente compreendido e respeitado. Naquele dia, ele chegou a dizer para seu chefe que nunca tinha sido tratado com tanta compreensão e acolhimento. Mais tarde, ele confessou a ela que aquela acolhida foi um "divisor de águas" em sua vida. De fato, seu comportamento mudou completamente para com a equipe, e vice-versa.


Ivanna contou que, no aniversário da sua filha, houve um momento que sua mãe (a avó) fez um discurso que a deixou muito tensa, com o receio de que sua filha a julgasse mal e rejeitasse certas colocações da avó, diante dos colegas. Mas, para sua surpresa, quando conversou com sua filha, percebeu que não foi gerado nenhum constrangimento. De fato, os jovens, hoje em dia, são muito mais tolerantes com as gerações mais velhas.



Aproveitando a oportunidade, Daldegan deu a notícia de que a Ivanna estava assumindo uma família bem maior. Uma família especial, que é a Afago-DF - Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade -, uma ação social mantida pelos membros do Movimento dos Focolares e amigos, que assiste cerca de 150 crianças do Gama-DF, em situação de vulnerabilidade social.

A Afago-DF acabou de renovar a Diretoria, Conselho Consultivo e Conselho Fiscal, tendo agora a Ivanna como presidente, Daldegan como Vice-presidente, Rosane como Tesoureira (os 3 na foto acima) e André como Secretário Executivo, e vários outros membros do Movimento dos Focolares compondo os Conselhos Consultivo e Fiscal.

Neste momento, a Mariápolis referendou, por aclamação, a eleição da nova gestão da Afago-DF.

Jovens:


Os jovens partilharam diversas situações familiares, procurando entender, à luz da espiritualidade do Movimento dos Focolares, como enfrentar, com maturidade, os desafios da vida.

Adolescentes e Crianças:


Nenhum comentário: